quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A ESCOLHA DA COR CERTA

Como escolho à cor adequada?

No momento da escolha das cores para os ambientes, procuramos responder algumas questões, como por exemplo:

1- Qual é o ambiente a ser decorado? Quarto, sala, escritório?Para quartos de crianças, podemos usar tons pastéis amarelos, laranjas ou verdes, com detalhes mais coloridos no mesmo tom ou em tons contrastantes, para deixar o ambiente alegre. Para quartos de casal, uma cor mais quente como o vermelho ou terracota, laranjas queimados ou rosas usados em detalhes, podem deixar o ambiente aconchegante. As salas pedem um clima mais divertido, que propicie longas conversas. Podemos usar amarelos, alaranjados e verdes mais fortes (dependendo do tamanho do ambiente). Tons mais fortes de terracota e amarelos também podem ser usados em detalhes.

2- Que tipo de atividade será realizado no espaço? Escritório, sala de espera, área de lazer?Salas de espera precisam dar conforto e tranqüilidade. Podemos usar cores como lilás, azul Hortência, verdes acinzentados ou laranjas apastelados. Em escritórios, podemos usar várias cores de acordo com o tipo de atividade. Laranjas e amarelos para ativar a criatividade, verdes para incentivar ações, azuis mais escuros para transmitir segurança e respeito.

3- Recebe muita luz natural ou é mal iluminado?Como já vimos, o tipo de iluminação local interfere muito na percepção das cores, portanto, devemos estar atentos para o tipo de iluminação. Em ambientes bem iluminados podemos usar cores mais fortes e marcantes em todas as paredes e em ambientes mais escuros, as cores claras ampliam o espaço e dão a sensação de claridade.

4- Quais as cores naturais existentes no local?A cor do piso pode ser determinante na escolha das cores das paredes (cores do revestimento ou da madeira utilizada), assim como a presença de madeiras ou pedras também devem ser levadas em consideração.

5- O teto é alto ou muito baixo?Para pé direitos muito baixos, o ideal é utilizarmos cores mais claras, que darão a sensação de “levantar” o teto. Já em casos em que o pé direito é muito alto, pintar o teto na mesma cor das paredes ou em um tom um pouco mais escuro, dá a sensação de “rebaixar” o teto deixando o ambiente mais aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário